Na novela 'Três Graças', Gerluce (Sophie Charlotte) e Paulinho (Rômulo Estrela) passaram um fim de semana dos sonhos há alguns dias.
Entre prisões de bandidos e a batalha com situações familiares, o casal deixou a cidade de São Paulo para viver um momento a dois. A escolha dos pombinhos foi a praia, em uma mansão maravilhosa com direito a tudo que tinham direito.
Para muitas pessoas, as férias são o momento de viajar e relaxar, e a escolha do local depende muito do momento em que se encontram.
Segundo o psicólogo Friedrich Götz, autor de um estudo publicado na revista Nature Human Behaviour, a relação entre as pessoas e o seu ambiente é inescapável: “Não vivemos no vácuo. Tudo o que os seres humanos fazem, pensam e sentem está enraizado na sua geografia.”
Mas o que faz o ser humano escolher entre mar, montanha ou praia? Especialistas dizem que pessoas introvertidas preferem áreas montanhosas, enquanto extrovertidos se divertem em mar e espaços abertos.
“Cada pessoa pode escolher o espaço e o estilo de suas férias de acordo com seus desejos e preferências. Pode-se dizer que as montanhas oferecem mais isolamento e introspecção em comparação com o mar, mas a resposta é individual”, destacou a Dra. Alejandra Gómez, psicanalista e psiquiatra.
Já a psicóloga Mari Carmen Bravo acredita que existe o viajante mais atraído por destinos rurais. "Esse tipo de viajante geralmente é alguém que valoriza a paz e o sossego", disse ela.
A especialista acrescenta: “Existe um componente de personalidade chamado ‘abertura à experiência’, que podemos definir como a necessidade de descobrir coisas novas ou diferentes, e às vezes encontramos isso nas coisas mais simples, como uma pequena vila na montanha ou uma floresta no meio da natureza.
Em última análise, essas são pessoas que valorizam a tranquilidade, a paz, o desconectar, a calma, não olhar para o relógio, deixar fluir e se deixar levar pelo que surgir”, enfatizou.
No caso do mar, a escolha dos protagonistas da novela das nove da Globo, o biólogo marinho Wallace J. Nichols deu o nome de 'Mente Azul' àqueles que se sentem bem na água, o caracteriza calma, paz, união, felicidade e satisfação, inspirado pela água e seus elementos, como cor e sensações.
Por outro lado, a Dra. Wynne Armand, professora assistente de medicina na Harvard Medical School e diretora associada do Centro para o Meio Ambiente, relata que as montanhas, ou espaços verdes, melhoram a saúde e o humor.
Ela enfatiza que viver perto de árvores reduz a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e alivia as doenças crônicas.
O estudo mostra que crianças de 4 a 6 anos que moram perto de áreas verdes são menos hiperativas e tinham mais atenção e memória visual.
Por fim, a escolha do ambiente se deve a fatores como idade, recursos financeiros, condição física, estado de saúde, se está sozinho ou acompanhado, tipo de companhia, e outras variáveis.